domingo, 24 de maio de 2009

SEGURANÇA PASSIVA - Contribuição para a diminuição das consequências em caso de acidente

A partir dos anos 70, um número de governos europeus tem vindo a trabalhar com o Comité Europeu Experimental de Veículos (European Experimental Vehicles Committee- EEVC) no desenvolvimento de equipamento e procedimentos respeitantes a vários aspectos da segurança passiva dos automóveis.
 No início dos anos 90 esta pesquisa resultou no desenvolvimento em grande escala de testes de colisão com o objectivo de proteger os ocupantes dos carros em caso de colisão frontal ou lateral e também um conjunto de testes complementares com o objectivo de proteger os peões atingidos pela parte frontal dos automóveis.
 Em Novembro de 1996 e após a resistência de alguns países e de grande parte da indústria automóvel, a Administração Nacional Sueca das Estradas (SNRA) em conjunto com a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e International Testing  foram as primeiras organizações a aderir ao NCAP (programa de avaliação dos novos carros) o que resultou na formação do Euro NCAP, muito contra a grande parte da indústria automóvel que reclamava que os critérios de avaliação eram tão severos que nenhum carro conseguiria atingir as 4 estrelas quanto à protecção dos ocupantes.
 Em Julho de 97, os resultados da segunda fase de testes foram publicados e a Euro NCAP foi com agrado que anunciou que o Volvo S40 tornou-se o 1º carro a conseguir 4 estrelas para protecção dos ocupantes.
 Na actualidade a indústria automóvel reconhece a importância vital na segurança automóvel, quer na protecção de ocupantes, quer de peões assim como o prestígio reconhecido pelo bom desempenho nesses testes, fazendo com que os consumidores no momento de escolha tenham em conta mais este factor.
Veja alguns exemplos: Teste 1,Teste 2, Teste 3

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